top of page

Obra ou reforma? Anote as dicas...

Atualizado: 11 de fev. de 2020

A primeira etapa de uma reforma ou construção residencial inclui fazer estimativas, estas irão garantir a boa execução dos trabalhos e garantirá a saúde do seu orçamento: o que será reformado, qual o tempo de obra pretendido, qual a verba para a reforma, serviços e materiais. Tendo em mente esses pontos, liste cada item a ser realizado e os profissionais a serem contratados, estimando os custos e prazos de entrega dos produtos e da mão de obra. Seja realista com imprevistos e adicione 5% ao valor e ao tempo planejado!

Elabora suas planilhas e relatórios:

  • Planilha de orçamento de obra.

  • Cronograma de obra.

  • Relação de fornecedores e prestadores de serviços com suas atribuições.

  • Demanda e controle dos materiais recebidos e aquilo que foi utilizado.

  • *Explore seus conhecimentos e quando possível DIY (Do It Yourself - traduzido para "Faça Você Mesmo").

A propaganda é a alma do negócio, mas fique atento:

  • Tenha sempre a precaução de consultar a reputação da empresa ou pessoa que quer contratar.

  • Use os redes sociais ou sites específicos para consultar a reputação dos prestadores.

  • O prestador ou empresa é quem realmente se diz ser?

  • O prestador ou empresa tem site ou endereço físico para posterior consulta?


Fique atento e pesquise sempre a reputação das empresas ou prestadores de serviços. Não seja vítima de falsários ou de pessoas que falam bem de si mesma, desconfie! Ao pedir referências, padronizações e toda a informação pertinente de determinado produto, faça o comparativo com outros fornecedores, verifique a veracidade na proposta e exija por escrito o que lhe oferecem. Prefira projetos que agreguem maior conforto com boa ventilação cruzada, boa iluminação natural e clareza nos acessos aos cômodos. A economia na conta de luz irá valer muito. Com planejamento e o auxílio de bons profissionais, sua única preocupação será investir e fiscalizar os serviços de forma ativa.

Conte sempre com a criatividade e experiência de um arquiteto devidamente credenciado no CAU (conselho de Arquitetura e Urbanismo). Sua obra ou reforma necessitará da RRT (Relatório de Responsabilidade Técnica). "O Registro de Responsabilidade Técnica é o documento que comprova que projetos, obras ou serviços técnicos de Arquitetura e Urbanismo possuem um responsável devidamente habilitado e com situação regular perante o Conselho para realizar tais atividades". Planeje a sua reforma e saiba mais sobre a norma 16.280 da ABNT e também consulte o Código de obras do município.

Dicas finais:

1. Organize a demanda e liste com detalhes o que precisa ser reformado, tamanhos e como deve ficar. 2. Complete a listagem com a quantidade de materiais necessária e pesquise preços. Inclua custos de mão de obra. 3. Compare esse valor com sua proposta de investimento. Ficou muito caro para o quanto está disposto a gastar? Corte algumas coisas ou troque o material por outro similar. 4. A mão de obra deve ser procurada com calma e solicitar indicações é uma saída. 5. Para proteger os móveis e objetos de decoração da poeira, embale com plástico ou lona. Alguns packs são vendidos com adesivo de fixação. 6. O entulho deve ser descartado em caçambas apropriadas. Oriente os pedreiros a organizarem o lixo corretamente. O asseio diz tudo sobre as pessoas. 7. Acompanhe a obra dia-a-dia para verificar se tudo está saindo conforme o desejado. 8. Concilie os pagamentos para os prestadores de serviços na entrega do trabalho, nunca antecipado ou à vista. Você pode pagar por semana e finalizar o débito na conclusão, mas trate caso a caso. 9. Quando escolher os fornecedores não avalie somente o custo, considere também o benefício. 10. Toda a obra está sujeita a contratempos e o melhor é pensar nas alternativas de forma tranquila e em conjunto com os fornecedores. Encontre a melhor saída e não se desgaste a procura de culpados! 11. O cronograma direciona o trabalho, mas não deve ser rígido. Algumas etapas podem ser cumpridas em ordem trocada para se obter um melhor resultado. Seja flexível quanto a isso! 12. Respire fundo. Melhorias em um imóvel geram expectativa e ansiedade. Lide com calma com as situações e trabalhe em parceria com os profissionais. O resultado será muito mais satisfatório. 13. Nem sempre é necessário deixar nas mãos de arquiteto a compra de alguns itens simples. Ponha-se a frente de muitas questões e economize seu dinheiro. 14. Valorize o bom profissional sabendo reconhecer as suas qualidades: Pontualidade, asseio, organização, educação e capacidade laboral condizente aos seus serviços. 15. Utilize das mídias para redimir suas dúvidas quanto a maneira que os prestadores de serviços laboram, desde o início da obra até o acabamento final. Todo o serviço deve ser limpo e organizado.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page