top of page

Área de serviços. Planeje e surpreenda-se.

Atualizado: 11 de fev. de 2020

Para criar uma área de serviços é preciso saber qual a função deste espaço, se vai ser compartilhado ou não, quem irá utilizá-lo e qual será a rotina no dia-a-dia neste ambiente. Às vezes a área de serviços não funciona somente como um local para lavar as roupas, é também um local de depósito onde pode ficar armazenado alguns objetos. Então, tendo em mente o uso que você pretende dar para este espaço, considere alguns aspectos:

-Necessitará ter acessibilidade para PNE (Portador de necessidades especiais)? -Quantas pessoas moram na casa? Obtenha o coeficiente de uso. -Quem faz a limpeza? A estatura das pessoas merece uma abordagem específica. -Qual o volume de roupas que será manuseada? -Tem espaço para varal ? Qual a melhor solução? -O que realmente é necessário guardar neste local? -Ela vai funcionar como despensa também? -É integrada à cozinha ou será separada? Terá divisórias no ambiente ou persianas nas janelas? -A circulação de ar é boa? Esta influenciará na secagem e na disposição do varal. -A área é de circulação de pessoas? Planeje as setores. -A escolha das portas dos armários influência todo o uso do local. Avalie com cautela. -Servirá como abrigo para animais de estimação? -Há tomadas elétricas o suficiente? -O nível do piso esta com o caimento correto para o ralo? -Ser realista ajuda muito e evita frustrações. Considere o seu orçamento acima de tudo.

DICAS:

Todo o cuidado na encomenda de moveis para a área de serviços deve ser analisada e respeitando o fácil acesso e manuseio dos objetos que ali estarão.

Quando planejar moveis para lavanderias menores, prefira armários com portas de correr, pois assim evitará que a abertura de portas atrapalhe a correta utilização do varal e a circulação das pessoas. Desta forma as possibilidades para a escolha do modelo de varal será maior. Armários bem planejados facilitam a acessibilidade e não comprometem a luminosidade do local.

Sempre que for proceder em alguma reforma, como por exemplo instalar rebaixos de gesso ou drywall, tome o devido cuidado de anotar por onde passam as tubulações.

Preferencialmente o varal deve estar instalado de forma com que as varetas ou cordas  estejam atuando a favor da circulação de ar pelo ambiente, do contrário algumas roupas poderão secar rapidamente, enquanto outras ainda estarão úmidas. Há normas específicas em alguns munícios quanto a reforma em apartamentos. Especial atenção deve ser tomada em construções do tipo "alvenaria estrutural". Tenha em mãos o manual do proprietário e as plantas hidráulicas e elétricas, respeitando a risca todas as indicações. Conte sempre com um arquiteto para executar qualquer tipo de reforma em seu apartamento. Antes de reformar o seu imóvel, certifique-se de entender o manual do proprietário, obedecendo a correta indicação quanto as normas internas e naquilo que diz respeito a alterações e reformas estruturais. Faça várias cotações para a sua obra, mas jamais se esqueça de que o barato, sempre sai caro. Sempre verifique a reputação das empresas prestadoras de serviço nas mídias sociais. Para cuidar da segurança e da durabilidade das edificações brasileiras, a ABNT publicou a norma NBR16280:2014 e pode ser adquirida pelo site da ABNT (consulte o valor).


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page